Romero Rodrigues autoriza nesta quarta (19) a retomada do comércio em Campina Grande- PB
A partir dessa quarta-feira, 19, as atividades do comércio de Campina Grande estão autorizadas a retornarem, o horário convencional é das 8
A partir dessa quarta-feira, 19, as atividades do comércio de Campina Grande estão autorizadas a retornarem, o horário convencional é das 8 hrs às 18 hrs, contudo, o comerciante tem a liberdade de fazer seu próprio horário.
Campina Grande frente ao COVID-19
A cidade apresenta o segundo maior número de casos do estado da Paraíba, com 11.901 casos confirmados e 277 mortes, dados atualizados no fim da tarde desta terça-feira (18). A cidade está atrás, apenas, de João Pessoa que tem 24.915 casos confirmados e, 769 mortes.
Para o prefeito, Romero Rodrigues, todas as medidas necessárias foram tomadas e a cidade conseguiu conter o avanço da doença, bem como a preparação da rede municipal para atendimento da população durante esse período. Então, agora é possível, segundo o prefeito, reabrir a economia local.
Quarentena decretada
Em março o governo paraibano decretou estado de calamidade pública, assim prorrogou a quarentena. Audiências foram suspensas, comércios e escolas fechadas, visitas em presídios impedidas, eventos religioso suspensos. A recomendação era para evitar aglomerações, usar máscara e fazer uso de álcool em gel.
Retomada da Economia
O que se vê agora é a tentativa de retomada a economia. No site da prefeitura encontramos uma área destinada apenas às informações relacionadas ao COVID (Para esclarecer: demais publicações estão suspensas devido a lei eleitoral).
Nela encontramos um protocolo de retomada das atividades dividido por setores. Para cada setor, há a disponibilização de uma cartilha, criada pelo Sebrae, com orientações quanto a retomada segura das atividades.
Leia mais: Evento é cancelado em Campina Grande após mudança de data
Horário e fiscalização do comércio de Campina Grande
Segundo a prefeitura, a decisão de reabertura do comércio não foi uma iniciativa tomada sozinha, mas foi tomada para atender à solicitação da CDL. O horário normal de funcionamento do comercio é de 8:00 ás 18:00 horas. Contudo, o comerciante não é obrigado a cumprir plenamente esse horário, ele tem a liberdade de escolher, dentro do horário comercial normal, o que melhor se encaixa em suas necessidades.
A prefeitura assegura que a fiscalização vai continuar e que órgãos como Procon e Vigilância Sanitária estarão nas ruas e a disposição da população.