Saiu MAIS uma parcela do auxílio emergencial; confira grupo beneficiado
A Caixa liberou mais uma parcela do auxílio emergencial nesta quarta-feira (16), para 3,9 milhões de beneficiários nascidos em junho.
A Caixa Econômica Federal liberou mais uma parcela do auxílio emergencial nesta quarta-feira (16), para 3,9 milhões de beneficiários nascidos em junho. O pagamento faz parte do ciclo 2, que começou em 28 de agosto, com os recebedores nascidos em janeiro. A etapa de pagamentos segue até 27 de outubro.
No atual ciclo, três grupos foram incluídos: trabalhadores que se cadastraram nas agências dos Correios; trabalhadores que deixaram de receber, fizeram a contestação pelos canais digitais e foram considerados elegíveis e beneficiários que receberam a primeira parcela em meses anteriores, mas tiveram o pagamento reavaliado em agosto. O último caso corresponde a 148 mil pessoas.
Como receber o pagamento do auxílio emergencial
Os recursos já foram direcionados às contas digitais e podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem. A ferramenta possibilita o pagamento de boletos e compras pela internet e nas maquininhas disponíveis em estabelecimentos comerciais. Em um segundo momento, o dinheiro pode ser retirado em espécie nas agências bancárias.
Leia mais: AUXÍLIO de R$300 começa ser liberado nesta quinta-feira; veja quem recebe.
Os pagamentos foram organizados em dois ciclos, crédito em conta poupança social digital e saque em espécie, para evitar aglomerações. O calendário do auxílio emergencial segue o mês de nascimento dos beneficiários. Para os nascidos em junho, saques e transferências serão liberados no dia 6 de outubro. Confira as próximas datas:
- Nascidos em julho – liberação em 18 de setembro;
- Nascidos em agosto – pagamento em 23 de setembro;
- Nascidos em setembro – pagamento em 25 de setembro;
- Nascidos em outubro e novembro – depósito no dia 28 de setembro;
- Nascidos em dezembro – depósito em 30 de setembro.
A liberação para saques e transferências bancárias também depende do mês de nascimento do beneficiário. No aplicativo Caixa Tem, é possível ter acesso às datas. O calendário inicia em 19 de setembro, para nascidos em janeiro, e segue até 27 de outubro, para nascidos em dezembro.
As movimentações financeiras referentes ao ciclo 1 que já foram disponibilizadas continuam sendo permitidas pela Caixa, incluindo as transferências, que podem ser feitas mais de uma vez.
Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.