UFPA usará Enem como forma de ingresso; saiba TUDO sobre o vestibular

A UFPA (Universidade Federal do Pará) optou por manter o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como forma de ingresso na instituição em 2021

Em reunião extraordinária realizada no dia 26 de novembro, o Conselho Universitário da UFPA (Universidade Federal do Pará) optou por manter o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como forma de ingresso na instituição no próximo ano. Para o Conselho, a decisão é para garantir o acesso de novos alunos ao Ensino Superior Público.

UFPA usará Enem como forma de ingresso; saiba TUDO sobre o vestibular (Foto: Reprodução/UFPA)

UFPA usará Enem como forma de ingresso; saiba TUDO sobre o vestibular (Foto: Reprodução /U FPA)


As mudanças no calendário da avaliação do Enem, por conta da pandemia do coronavírus, e a divergência no cronograma com os vestibulares das Universidades – bem como a incerteza da permanência da circulação do vírus em 2021, foram alguns dos pontos avaliados pela UFPA para decidir sobre os processos seletivos de ingresso.

Leia mais: Fies 2021: MEC divulga regras para seleção no primeiro semestre; confira

“Diante desse cenário, para o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, as decisões da instituição devem considerar alguns pressupostos. Primeiro, é preciso manter o processo formativo dos discentes. A eventual suspensão das atividades de ensino na Universidade aumentaria a desigualdade, o que seria inaceitável. Também é preciso garantir o acesso de novos discentes ao ensino superior público, com a abertura dos processos seletivos para 2021”, explicou a UFPA, em nota.

O edital ainda não foi divulgado pela instituição. A expectativa é que o documento e o calendário sejam definidos até o dia 28 de dezembro.

Ingresso acadêmico em discussão

Os interessados em ingressar na universidade pelo Vestibular 2021 deverão realizar as provas do Enem 2020, que serão aplicadas em janeiro e fevereiro, nas versões impressa e digital. De acordo com o Brasil Escola, o Enem já era utilizado como único meio de seleção da universidade desde 2013.

Se o calendário das atividades for aprovado em reunião que está prevista para acontecer nos primeiros dias de dezembro, o esperado é que o ingresso dos novos estudantes aconteça no Período Letivo 2 (a partir de junho) ou no Período Letivo 3 (a partir de outubro), dependendo do curso.

Já os calouros da segunda entrada devem ingressar no Período Letivo 3 (a partir de outubro), ou apenas em 2022.

Cotas na UFPA

A universidade informou em nota que adotará um novo processo para acesso por cota destinado a pessoas negras por meio de verificação por uma Comissão de Heteroidentificação e Inclusão de novo formulário de inscrição, para facilitar a opção correta pelas cotas.

Expectativa de aulas presenciais

A Universidade está com as aulas presenciais suspensas desde os registros dos primeiros casos da Covid-19 no país, em março. Para o próximo ano, ainda serão avaliados os casos por região dos campi.

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0