UFRB abre inscrição com mais de 200 vagas para cursos de pós-graduação e residência; inscreva-se

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo regular para ingresso no primeiro semestre de 2021 na UFRB

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo regular das residências na área da saúde e dos cursos de pós-graduação stricto sensu para ingresso no primeiro semestre de 2021 na UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia). Tanto as inscrições, quanto o processo seletivo, será feito exclusivamente online.

UFRB abre inscrição com mais de 200 vagas; confira cursos (Foto: Reprodução/ TV Subaé)

UFRB abre inscrição com mais de 200 vagas; confira cursos (Foto: Reprodução/ TV Subaé)

De acordo com o portal A Tarde, serão ofertadas o total de 200 vagas entre as áreas de doutorado, mestrado e aqueles que farão residência em enfermagem ou nutrição.

Os critérios de seleção envolvem análise da documentação exigida, provas escrita, oral e de línguas estrangeiras e defesa de um projeto de pesquisa.

Leia mais: IPTU 2021: Candidata à prefeitura de Salvador promete redução de valor do imposto

As inscrições podem ser realizadas pelo portal Sigaa (Sistema de Gestão das Atividades Acadêmicas), neste link, respeitando os respectivos cronogramas previstos em edital.

Para algumas vagas, o prazo se dá no final do mês de outubro, no dia 30; já em outras, o sistema aceitará candidaturas até a primeira ou segunda semana de novembro.
A taxa de inscrição é de R$ 65 para os cursos de mestrado e R$ 75 para os cursos de doutorado.

Seleção online

O processo seletivo será, pela primeira vez, totalmente virtual, exigindo mudança nos procedimentos internos, seguindo os protocolos sanitários e as orientações do Comitê de Acompanhamento e Enfrentamento a COVID-19.
O professor Maurício Silva, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Criação (PPGCI), falou sobre a iniciativa da modalidade online ao portal da Universidade.

“Não podemos, neste momento, deixar de atentar aos protocolos de segurança indicados pelo comitê interno da UFRB. Precisamos atuar para a ampliação e consolidação de nossos programas de pós-graduação sem perder de vista os cuidados necessários à segurança dos envolvidos: candidatos, servidores técnicos e docentes. Estamos preparando os protocolos internos para que o processo seletivo transcorra a contento e tenhamos condições de iniciar 2021.1 da melhor maneira neste contexto de distanciamento social”, afirma.

Das áreas de estudo

Na Residência, as vagas são distribuídas entre os cursos de Nutrição e Enfermagem. O Doutorado é para a área de Ciências Agrárias. Já os Mestrados abrangem áreas como Comunicação, Arqueologia e Patrimônio Cultural, Ciência Animal, Ciências Sociais, Ciências Agrárias, Microbiologia Agrícola, Política Social e Territórios, Recursos Genéticos Vegetais, Solos e Qualidade de Ecossistemas, Defesa Agropecuária, Educação Científica, Inclusão e Diversidade,

Educação do Campo, Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social e Saúde da População Negra e Indígena.
Outras informações podem ser consultadas no site da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (Ppgci) da Ufrb.

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0