Como se Inscrever no Auxílio Inclusão e ter Direito aos Benefícios para Pessoas com Deficiência

Não perca a oportunidade de garantir os seus direitos através do Auxílio Inclusão. Confira o passo a passo!

Se você é beneficiário do BPC e vai retornar ao mercado de trabalho, não perca a oportunidade de se inscrever no Auxílio Inclusão. Através desse programa, é possível continuar recebendo uma ajuda financeira, mesmo voltando a trabalhar.

Saiba que esse auxílio tem ajudado milhares de brasileiros que possuem alguma deficiência e vivem em situação de vulnerabilidade social. 

Descubra agora um como se cadastrar no programa com a ajuda de um passo a passo completo e detalhado, mostrando todas as etapas.

Quem tem direito de receber o Auxílio Inclusão?

Como já mencionamos, esse auxílio é destinado exclusivamente aos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada. 

Contudo, mesmo sendo benefícios, você precisa cumprir com alguns critérios para poder receber esse suporte financeiro do Governo Federal.

Abaixo, você confere as principais regras que os interessados no programa precisam atender para ter direito. Entre elas, estão:

  • Estar recebendo ou ter recebido o Benefício de Prestação Continuada (BPC) nos últimos 5 anos;
  • Iniciar em uma atividade remunerada (iniciativa pública ou privada) com remuneração inferior a 2 salários mínimos (R$ 2.604,00 em 2023);
  • Possuir renda familiar per capita igual ou inferior a 1/4 do salário mínimo (R$ 325,50) na hora do requerimento do Auxílio-Inclusão;
  • Estar enquadrado como segurado obrigatório do Regime Geral de Previdência Social;
  • Atender aos critérios do BPC;
  • Possuir inscrição atualizada no Cadastro Único (CadÚnico);
  • Ter inscrição regular no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

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Além disso, é importante ressaltar que no critério de renda familiar, a remuneração recebida pelo solicitante não será considerada para esta conta.

Contudo, vale destacar que esse valor não pode ultrapassar dois salários mínimos, para poder garantir a sua participação e permanência do benefício.

Outra coisa importante é que também não entrará na conta valores recebidos a título de estágio supervisionado e de aprendizagem;

Quais os documentos necessários para a inscrição?

A etapa dos documentos é indispensável para você realizar a inscrição no programa, pois assim, o sistema consegue comprovar a sua situação.

Por isso, na hora de garantir seu direito de receber o suporte financeiro do Governo Federal, você precisará ter em mãos os seus documentos pessoais.

Em geral, os governos exigem alguns documentos básicos que são comuns em muitos programas de benefícios e serviços sociais, como:

  • Documento de identificação válido, como RG ou CPF;
  • Comprovante de endereço atualizado;
  • Comprovante de renda e/ou declaração de imposto de renda (quando aplicável);
  • Laudo médico ou parecer técnico que comprove a condição de deficiência ou a necessidade do benefício.

Além disso, é importante ressaltar que em alguns casos, pode ser necessário realizar uma avaliação presencial ou uma entrevista para determinar a elegibilidade para o Auxílio Inclusão. 

Contudo, recomendamos entrar em contato com a instituição responsável, para poder obter as informações necessárias para esse processo de inscrição.

Dessa forma, você evita qualquer contratempo na hora de garantir o recebimento do seu suporte financeiro, concedido pelo governo. 

Como se cadastrar no Auxílio Inclusão?

O processo de cadastro no Auxílio Inclusão está disponível desde outubro de 2021, para todos os beneficiários interessados.

A inscrição no programa é feita através dos canais de atendimento do Meu INSS de forma simples e menos burocrática.

Uma das principais formas é através do site ou aplicativo, onde você só precisa ter acesso a um dispositivo com internet. Confira o passo a passo abaixo!

  • Primeiramente, no aplicativo ou site Meu INSS aqui;
  • Em seguida, digita o nome “auxílio inclusão”;
  • Então, confira ou altere seus dados de contato.
  • Após isso, clique em “Avançar”;
  • Por fim, informe os dados necessários para concluir o seu pedido.

Pronto! Após esse processo, você precisa aguardar um período de 30 dias, de acordo com o INSS, para aprovação da solicitação.

Além desse formato, também é possível fazer através de ligação, na Central do INSS no número 135, disponível das 07h às 22h.

Caso prefira o modo tradicional, você pode comparecer em uma das  Agências da Previdência Social e solicitar presencialmente.

Qual o valor do benefício?

Saiba que o valor do Auxílio Inclusão sempre será de 50% em cima do valor do Benefício de Prestação Continuada.

Ou seja, a remuneração do benefício é de R$ 651,00, metade de um salário mínimo, que é o pagamento do BPC. Já que em 2023, o piso salarial será de R$ 1.302,00.

Fonte: Google – Portal BX Blue

O Auxílio Inclusão oferece ótimas oportunidades à população com deficiência, que está retornando ao mercado de trabalho. Por isso, não deixe de garantir esse suporte.

Juliana Raquel
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Juliana Raquel

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