Governo do Piauí anuncia concurso público da Polícia Militar com 690 vagas

Gverno do Piauí anunciou um novo concurso público da Polícia Militar do Piauí com 690 vagas para soldado e oficial da corporação.

Em cerimônia solene realizada no Palácio de Karnak, o governo do Piauí anunciou um novo concurso público da Polícia Militar do Piauí com 690 vagas. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (14) para o preenchimento de cargos como soldado e oficial da corporação, já com a nova idade estabelecida para ingresso, de 35 anos. A expectativa do governador é que cada município tenha um policial para cada 100 mil habitantes.

Governo do Piauí anuncia concurso público da Polícia Militar com 690 vagas

Governo do Piauí anuncia concurso público da Polícia Militar com 690 vagas (Imagem: Reprodução/Google)

Do total de vagas, serão 650 para o cargo de soldado e 40 para oficial da corporação. O secretário de segurança pública, Rubens Pereira, disse ao G1 que a intenção era de abertura de mil vagas para a contratação dos profissionais, mas o estado limitou apenas 700 vagas por causa do orçamento.

“Nós queríamos ter mil vagas, mas temos que ter responsabilidade e não desequilibrar a folha de pagamento. Com certeza, vai chegar à população, como estão chegando às outras ações”, explicou o secretário.

Durante o anúncio, o governador Wellington Dias, do PT (Partido dos Trabalhadores) explicou que a expectativa é de que cada cidade piauiense tenha seis policiais após as nomeações dos concursados.

Leia mais: Governador do Piauí toma decisão sobre NOVO lockdown com mais de 1,5 MILHÃO de infectados

“A ideia é que exista um policial a cada mil habitantes e o objetivo é que o município tenha um patamar mínimo, que é seis. Temos estimulado os municípios a fazer parceria com o Estado, no que se refere aos guardas municipais, cedendo viaturas, equipamentos de comunicação, e integrando com a nossa equipe”, relatou.

Até o final de dezembro o edital deve se tornar público para os interessados, o último concurso da PM foi realizado em 2017, com o preenchimento de 480 vagas para soldado com salário inicial de R$ 3,1 mil.

O novo concurso será realizado pelo Nucepe (Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos), da Uespi (Universidade Estadual do Piauí), já com idade máxima para ingresso de 35 anos de idade.

Leia mais: Réveillon 2021: Saiba QUAIS estados do Nordeste tiveram festas CANCELADAS

Nova idade para ingresso na carreira militar no Piauí

A nova idade mínima para ingresso na corporação da polícia militar do Piauí foi promulgada no começo deste mês pela Alepi (Assembleia Legislativa do Piauí), o PL (Projeto de Lei) aprovado mudou de 30 para 35 anos o limite de idade.

O PL teve autoria do deputado e coronel Carlos Augusto, do PL (Partido Liberal), que destacou ao G1 que essa era uma solicitação dos próprios policiais e de pessoas que desejam ingressar na corporação.

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0