IPVA AC 2021: Calendário de pagamento do Acre acaba de ser anunciado

O Governo do Acre divulgou o calendário de pagamento do IPVA e do Licenciamento de 2021 com orientações sobre as obrigações dos proprietários

O Governo do Acre divulgou nesta segunda-feira (21) o calendário de pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e do Licenciamento de 2021, com orientações sobre as obrigações dos proprietários de veículos e explicação de recolhimento. A data de vencimento das cobranças estão atreladas e, um, não pode ser renovado sem o outro. O cronograma tem início em janeiro e segue até outubro do próximo ano.

IPVA AC 2021: Calendário de pagamento do Acre acaba de ser anunciado (Imagem: Thinkstock Images/VEJA)

IPVA AC 2021: Calendário de pagamento do Acre acaba de ser anunciado (Imagem: Thinkstock Images/VEJA)

Para efetuar o pagamento do Licenciamento e poder trafegar livremente, o condutor precisará, antes, regularizar o IPVA 2021. O governo explica em nota que, caso o proprietário esteja com o IPVA atrasado, não será possível fazer a renovação do licenciamento do veículo.

Leia mais: Detran-AC realiza mutirão de atendimentos para primeira habilitação; saiba como participar

O cronograma de pagamento tem início em janeiro de 2021 e segue até o mês de outubro; seguindo a ordem do final das placas dos veículos. Em nota da gestão estadual, é ressaltado que o vencimento do licenciamento é na mesma data da última cota do IPVA, mesmo em casos de parcelamentos.

Como quitar os boletos

Para ter acesso aos boletos de recolhimento dos impostos é necessário acessar o site do Detran. Os dados referentes ao licenciamento de 2021 estarão disponíveis a partir do mês de janeiro.

“Após a quitação dos débitos, o proprietários devem entrar na plataforma de autoatendimento no site do Detran/AC para obter o documento do veículo”, informou o presidente da autarquia, Luiz Fernando Duarte.

Veja o calendário para pagamento 

  • Finais de placas 1 e 2: 29 de janeiro, 26 de fevereiro, 31 de março
  • Finais de placas 3 e 4: 26 de fevereiro, 31 de março e 30 de abril
  • Final de placa 5: 31 de março, 30 de abril e 31 de maio
  • Final de placa 6: 30 de abril, 31 de maio e 30 de junho
  • Final de placa 7: 31 de maio, 30 de junho e 31 de julho
  • Final de placa 8: 30 de junho, 30 de julho e 31 de agosto
  • Final de placa 9: 30 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro
  • Final de placa 0: 31 de agosto, 30 de setembro e 29 de outubro

Leia mais: IPVA 2021: Veja o calendário de pagamento dos estados do Norte e Nordeste

Entenda a diferença entre as cobranças

O IPVA é um imposto fixo sobre a propriedade do veículo e é recolhido pela Sefaz ( Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), já o licenciamento é uma autorização que garante autoriza o veículo a trafegar livremente pelas ruas e estradas, sendo um imposto recolhido pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Trafegar sem o documento ou com o documento vencido é considerado uma infração de trânsito gravíssima.

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0