Perícia Médica do INSS 2023: Como funciona? Agendamento

Conheça a Perícia Médica do INSS 2023 e descubra como fazer o agendamento. Acesse para conferir os detalhes!

Você já ouviu falar na perícia médica do INSS 2023? Esse é um procedimento bastante popular, que identifica beneficiários, mantém os valores pagos e evita fraudes. Apesar de ser comum, muitas pessoas ainda têm dúvidas na hora de fazer a perícia médica do INSS 2023. A seguir, você esclarece algumas delas. Confira!

Fonte: Diário do Nordeste

O que é a Perícia Médica do INSS 2023?

A Perícia Médica do INSS 2023 é um processo realizado para avaliar a capacidade laboral de uma pessoa que solicitou um benefício por incapacidade.

Saiba que esse procedimento é obrigatório para quem solicita um benefício por incapacidade no INSS, como auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez. Dessa forma, é possível garantir que apenas aqueles que realmente necessitam do benefício o recebam.

Veja Também

Novo Bolsa Família de R$ 600

App Gratuito Meu Gov.com

Benefícios do Governo para Trabalhadores

Desconto na Conta de Luz

Portanto, o resultado obtido a partir dessa perícia define a concessão do benefício solicitado, além da prorrogação ou interrupção do pagamento.

Como funciona a perícia do INSS?

Como a perícia do INSS serve para identificar a incapacidade do solicitante, um profissional especialista do INSS irá avaliar o estado de saúde da pessoa.

Durante esse processo, será levado em consideração o histórico médico, a evolução da doença ou lesão, os exames e laudos médicos apresentados, entre outros fatores.

Além disso, é importante ressaltar que para você utilizar esse serviço, é necessário fazer um agendamento no sistema do INSS. Então, no dia do agendamento, o solicitante precisa comparecer à agência do INSS no horário marcado, com documento oficial, todos os exames e laudos médicos que possuir.

Após o processo todo, o profissional vai determinar se o solicitante é capaz ou não de exercer sua profissão, ou outra atividade laboral.  Para isso, o médico irá analisar o histórico médico do paciente, realizar exames físicos e solicitar exames complementares, se necessário.

Por fim, é importante destacar que a perícia do INSS é um procedimento rigoroso e imparcial, no qual é preciso se atentar a todas as fases de solicitação.

Como agendar a perícia médica INSS 2023?

Você pode fazer o agendamento da perícia médica INSS 2023 de forma remota, sem precisar ir até uma das agências do INSS, por meio do aplicativo ou mesmo ligando.

Esse formato é um dos mais populares, por facilitar a vida da população e economizar tempo, pois existem situações que o solicitante não pode ir presencial.

Abaixo, é possível conferir um breve passo a passo, mostrando todas as etapas do agendamento online.

  • Acesse o portal do Meu INSS clicando aqui;
  • Em seguida, faça login no site;
  • Então, após o login, clique no botão “Agendar Perícia”;
  • Depois disso, escolha o tipo de perícia;
  • Por fim, informe os dados pedidos e escolha a agência do INSS mais próxima.
Fonte: Ingrácio Advocacia

Saiba que essa é a forma digital para você agendar a sua perícia do INSS, podendo ser pelo site ou mesmo através do aplicativo.

No entanto, é possível também fazer o agendamento através do telefone, ligando para o número 135 e informando seus dados.

Caso queira fazer presencial, basta comparecer em uma das agências do INSS, com os documentos necessários.

Todas as opções para agendar a Perícia Médica do INSS 2023 são gratuitas, onde você não precisa pagar nenhuma taxa.

Quem realiza esse procedimento do INSS?

O procedimento da perícia do INSS 2023 é feito por um médico especialista do próprio Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Os profissionais são especializados em avaliar a capacidade laboral de pessoas que solicitam benefícios por incapacidade.

Fonte: Site DCI

Além disso, é importante ressaltar que os médicos peritos são servidores públicos concursados e têm formação em medicina.

A Perícia Médica do INSS 2023 é um dos serviços mais conhecidos da Previdência, no qual ajuda milhares de trabalhadores incapacitados a garantir seu sustento.

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… aguarde.

0