Pesquisa: 2° turno das eleições em Manaus aponta ESTE candidato como favorito

Uma pesquisa realizada pelo Ibope mostra o candidato do partido Avante, David Almeida, à frente da disputa pelo segundo turno em Manaus.

Uma pesquisa realizada pelo Ibope e divulgada pela Rede Amazônica mostra o candidato do partido Avante à frente da disputa pelo segundo turno em Manaus. David Almeida tem 47% das intenções de voto, enquanto Amazonino Mendes, do Podemos, tem 32%. O levantamento foi realizado entre os dias 19 e 21 de novembro e tem margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Pesquisa 2° turno das eleições em Manaus aponta ESTE candidato como favorito

Pesquisa 2° turno das eleições em Manaus aponta ESTE candidato como favorito. (Imagem: Reprodução / Google)

Resultado de pesquisa sobre as eleições

Além das porcentagens dedicadas a cada candidato, brancos e nulos somam 17% e outros 5% ainda estão indecisos.

A pesquisa ouviu 602 eleitores da cidade de Manaus e possui nível de confiança de 95%.

No levantamento de votos válidos, quando são excluídos os brancos, nulos e indecisos, a vantagem de Almeida é ainda maior.

Para vencer as eleições, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto. David Almeida tem 59% dos votos válidos, enquanto Amazonino Mendes tem 41%.

Leia mais: Apagão no Amapá: NOVO curto-circuito assusta moradores após 20 dias no escuro

Histórico do 1º turno em Manaus

No primeiro turno das eleições, David Almeida (Avante) teve 22,35% dos votos, enquanto Amazonino Mendes (Podemos) recebeu 23,91% dos votos válidos.

O candidato Ricardo Nicolau (PSD), que foi o quarto colocado no primeiro turno, anunciou apoio a David Almeida (Avante) na segunda etapa. Já os ex-candidatos Zé Ricardo (PT), Coronel Menezes (Patriota) e Romero Reis (Novo) decidiram não declarar apoio a ninguém.

Os dois candidatos, Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante), seguiram tecnicamente empatados em praticamente todas as pesquisas do primeiro turno.

Amazonino já foi prefeito de Manaus por três vezes e governador do Amazonas em quatro mandatos. Em 2017, voltou a se candidatar e foi eleito para o governo estadual em um mandato de 15 meses, após a cassação de José Melo.

Leia mais: Eleições 2020: Medo de Covid pode ser justificativa para NÃO votar? Saiba mais aqui

David Almeida também já liderou o governo do Amazonas, em um mandato tampão em 2017, durante quatro meses. Em 2018, conseguiu o terceiro lugar na eleição para o governo estadual.

Almeida começou a carreira política em 2006, e foi deputado estadual por três mandatos consecutivos, chegando à presidência da Assembleia.

O segundo turno das eleições é no próximo domingo (29). O horário de votação será o mesmo do primeiro turno, das 7h às 17h. No Amazonas, apenas a capital terá a segunda etapa.

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0