Sefaz anuncia calendário do IPVA 2021 Alagoas; veja como ter DESCONTOS no pagamento

A Sefaz anunciou o novo calendário para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2021). Confira!

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) anunciou o novo calendário para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2021). A publicação aconteceu nesta terça-feira (22) através do Diário Oficial. Para quem deseja realizar o pagamento à vista no formato cota única, tem 10% de desconto, com a data limite até 29 de janeiro de 2021.

Sefaz anuncia calendário do IPVA 2021 Alagoas; veja como ter DESCONTOS no pagamento

Sefaz anuncia calendário do IPVA 2021 Alagoas; veja como ter DESCONTOS no pagamento (Imagem: Montagem/O Norte)

A divulgação que aconteceu nesta terça-feira (22) foi referente apenas ao valor do IPVA, os valores dos tributos extras ainda não foram anunciados pelo órgão. A forma de pagamento fica a critério do contribuinte e pode ser feito em duas modalidades: à vista ou parcelada em 6x.

Quem deseja pagar em cota única tem desconto, porém esse benefício não se aplica ao parcelamento que pode ser feita em 6x com parcelas que não podem ser inferiores a R$ 100. O boleto está disponível pela internet, no site oficial do Sefaz.

Leia mais: Alagoas define RETORNO das aulas presenciais na rede pública; confira o cronograma

Para acessar, o contribuinte precisa:

  • Acessar o site oficial da Sefaz;
  • Ir para aba espaço do contribuinte;
  • Direcionar para a opção IPVA;
  • Ir para emissão de boletos.

Prazo para pagamento IPVA 2021

Confira a seguir o prazo para pagamento do imposto veicular, assim como as datas do parcelamento:

Sefaz anuncia calendário do IPVA 2021 Alagoas; veja como ter DESCONTOS no pagamento

Sefaz anuncia calendário do IPVA 2021 Alagoas; veja como ter DESCONTOS no pagamento (Imagem: Reprodução/ G1)

O processo de emissão é fácil, mas o contribuinte precisa informar os dados como o número Renavam e a placa. O Renavam é o Registro Nacional de Veículos Automotores e tem a principal função é identificar os veículos e age como um banco de dados que armazena todas as informações em questão.

O processo de cálculo do IPVA  precisa que antes seja divulgado o valor venal do veículo e aplicar as alíquotas de cada modalidade veicular. A Sefaz ainda não anunciou as alíquotas para o cálculo do IPVA 2021.

Leia mais: Detran-AL estabelece NOVOS prazos para serviços em 2021; confira cronograma

A Nota Fiscal Cidadã é uma maneira de regulamentar os serviços e como forma de incentivo proporciona prêmios e descontos a população.

De acordo com o Governo de Alagoas e Sefaz, o valor do imposto pode ser abatido por meio desse programa. Para isso, é necessária que seja feita uma solicitação de forma virtual por meio do site oficial do Nota Fiscal Cidadã. O contribuinte tem até dia 30 de dezembro para realizar a solicitação.

 

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0