Como solicitar a Carteira de Estudante Digital? Passo a Passo

Não perca a chance de garantir sua meia-entrada com a carteira de estudante digital. Confira o passo a passo da emissão!

Quer garantir o acesso à meia-entrada em diversos eventos? Então, você precisa solicitar a carteira de estudante digital, que disponibiliza diversos benefícios aos alunos de diferentes níveis de escolaridade.

Com ela, você tem descontos em ingressos de shows, no cinema, até mesmo em estabelecimentos comerciais, como farmácia, livrarias, entre outros. 

Descubra aqui como solicitar o documento digital através de um passo a passo detalhado, mostrando todas as etapas do processo.

Quem pode solicitar a carteira de estudante digital?

Como o nome mesmo já diz, esse documento só pode ser solicitado por estudantes brasileiros, que estão regularmente matriculados.

No entanto, é importante ressaltar que existem alguns critérios que os estudantes precisam cumprir, para poder garantir a sua carteira digital. Entre eles, estão:

  • Ser estudante do ensino básico, tecnologia e até mesmo superior;
  • Estar matriculado em alguma instituição de ensino reconhecida pelo MEC;
  • Ter em mãos os documentos necessários;
  • Apresentar um comprovante de matrícula atualizado que ateste a sua condição de estudante.

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Nesse último critério, é importante que o comprovante possua a data de validade vigente e informações da instituição de ensino, curso, turno e semestre ou ano letivo.

No entanto, apesar dos critérios, vale ressaltar que algumas entidades de emissão possuem seus próprios critérios para o processo.

Por isso, é recomendável verificar com antecedência quais são as condições para a obtenção do documento junto à entidade correspondente.

Assim, você evita qualquer contratempo na hora de solicitar e emitir o seu documento físico e digital para aproveitar os benefícios.

Contudo, os requisitos acima são direcionados de forma geral aos estudantes, que podem se basear por eles para realizar o processo de solicitação.

Passo a passo para solicitar a carteira digital

O procedimento de solicitação é bem simples, podendo ser feito exclusivamente pela internet, direto no site do órgão responsável.

No entanto, antes de dar entrada na sua solicitação, é importante verificar se a sua instituição está inscrita no programa do MEC.

Para confirmar a participação, basta acessar o site do MEC, procurar pela opção da “Sua instituição de ensino está inscrita?” Em seguida, informe sua localização e o nome da intuição.

Caso a sua escola participe do programa, você vai conseguir ver na lista e conseguir garantir a sua ID Estudantil.

Após realizar esse processo, basta seguir o passo a passo abaixo para realizar a solicitação do seu documento digital. Confira abaixo! 

  1. Primeiramente, acesse o site do DNE aqui;
  2. Em seguida, clique na opção “Solicitar agora”;
  3. Então, preencha o formulário de solicitação, informando seus dados pessoais;
  4. Após isso, anexe os documentos necessário de forma online;
  5. Em seguida, efetue o pagamento da taxa de emissão por meio de boleto bancário ou cartão de crédito;
  6. Por fim, aguarde o prazo de emissão da carteira.

Lembrando que esse período de emissão pode variar de acordo com a entidade estudantil, e você pode receber o documento por e-mail ou através do aplicativo.

Aplicativo ID Estudantil

Assim como você pode emitir sua carteira de estudante digital através do site, também é possível realizar esse procedimento pelo aplicativo.

Saiba que esse processo é bem simples de fazer, você só precisa ter um celular com acesso à internet e compatível com o app. Confira o passo a passo abaixo!

  • Primeiramente, baixe e instale o app ID Estudantil;
  • Em seguida, abra o app e faça login com sua conta gov.br;
  • Então, toque em “Adicionar” e “Minha ID Estudantil”;
  • Leia e aceite os Termos e Condições;
  • Então, tire sua fotografia pelo app;
  • Caso não tenha, o app pedirá fotos de frente e verso do seu RG, para comparar as fotos.

Além disso, é importante ressaltar que você pode tirar sua carteira de duas formas, após realizar o processo de emissão.

A segunda forma é presencialmente, onde você poderá comparecer em uma das agências da Caixa Econômica Federal.

Leve os documentos necessários, além dos dados da instituição em que você está associado.

Quais os documentos necessários para a solicitação

Para você garantir a emissão do seu documento digital, saiba que é necessário apresentar alguns documentos importantes.

Isso porque, a documentação vai comprovar a sua situação como estudante, além de outras informações exigidas para a emissão.

Abaixo, você confere os principais documentos que você precisa apresentar na hora de realizar a sua inscrição. 

  • Documento oficial de identificação com foto: pode ser RG (Registro Geral), CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
  • Comprovante de matrícula atualizado;
  • Foto 3×4 recente e legível (a foto precisa ter fundo branco, recente e legível);
  • Comprovante de pagamento da taxa de emissão.

É importante ressaltar que a carteira de estudante digital possui a mesma validade legal que a carteira de estudante física.

Fonte: Google – Blog BNE

Não deixe de garantir a sua e aproveitar todos os benefícios oferecidos por esse documento reconhecido pelo MEC.

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

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