Como pagar o INSS estando desempregado? Veja como contribuir
Quer saber como pagar o INSS estando desempregado? Então, acesse aqui e confira o passo a passo completo, além de outras informações!
Mesmo que você não esteja trabalhando, é preciso garantir a sua segurança para o futuro, certo? Mas afinal, como pagar o INSS estando desempregado? Essa é uma dúvida muito comum entre boa parte da população. Por isso, preparamos esse conteúdo explicando como pagar o INSS estando desempregado. Confira!
Por que é preciso pagar o INSS mesmo desempregado?
A contribuição do INSS influencia bastante na sua vida futura, principalmente na hora de se aposentar e ter uma estabilidade financeira sem o trabalho.
Contudo, pagar o INSS vai muito além de garantir a aposentadoria, é ter acesso a outros benefícios previdenciários, como:
Por isso, é fundamental que mesmo desempregado, o cidadão brasileiro continue contribuindo com o seguro.
Assim, você consegue garantir a sua aposentadoria, além de outros benefícios de apoio financeiro, seja para sua família ou apenas para você.
Além disso, o INSS define esse tipo de contribuição do desempregado, como Seguro Facultativo. Lembrando que diversas pessoas podem realizar o processo, desde estudantes até mesmo donas de casa.
Qual o valor para garantir o Seguro Facultativo?
O trabalhador empregado possui uma porcentagem determinada, onde é descontado do seu salário de acordo com o valor.
No entanto, esse processo é um pouco diferente para quem está desempregado. Isso porque, o valor é definido pela alíquota de contribuição, onde o segurado escolhe também o salário base.
Porém, saiba que existem três formas do INSS recolher essa contribuição, oferecendo maior facilidade ao beneficiário. Entre elas, estão:
- Facultativo de Baixa Renda: nesta opção, a alíquota é de 5%, com base no salário mínimo. Ela é destinada ao MEI e pessoas cadastradas no CadÚnico;
- Plano Simplificado de Previdência: no PSP, a alíquota é de 11%, onde o valor é calculado obrigatoriamente com base no salário mínimo;
- Alíquota mensal de 20%: essa é a mais comum, onde o contribuinte escolhe um valor base entre o salário mínimo ou teto previdenciário.
Como pagar o INSS estando desempregado?
Agora que você já conhece mais sobre o assunto, é hora de aprender a como pagar o INSS estando desempregado.
Esse processo é bem simples, onde você mesmo pode realizar o procedimento direto na internet no site da Receita Federal ou Meu INSS.
Para ajudar no processo, preparamos um passo a passo detalhado, explicando todas as etapas para você emitir suas guias de pagamento. Confira!
- Acesse o site oficial da Meu INSS clicando aqui;
- Em seguida, procure pela opção Emitir Guia de Pagamento”;
- Então, escolha a categoria;
- Após isso, informe o número do seu NIT/PIS/PASEP;
- Por fim, preencha a guia e clique em “Confirmar.
Pronto! Após esse processo, você consegue garantir sua Guia da Previdência Social para realizar o pagamento.
Lembrando que você também pode emitir pelo site do Meu INSS, basta acessá-lo e seguir os mesmo passos orientados acima.
Qual categoria o desempregado contribui?
O INSS disponibiliza dois diferentes tipos de categoria para o trabalhador realizar suas contribuições.
A primeira é o segurado obrigatório, onde é indicado para os trabalhadores formais, Microempreendedores Individuais (MEI), autônomos e segurados especiais.
O outro é a categoria facultativa, destinada aos desempregados que desejam contribuir para sua aposentadoria. Nesse tipo, estão inclusos:
- Donas de casa;
- Estudantes;
- Desempregados.
Esteja atento para a categoria escolhida, principalmente na hora de realizar a emissão das suas guias de pagamento.
E agora que você já sabe como pagar o INSS estando desempregado, já é possível garantir sua segurança financeira futura.